sábado, 23 de outubro de 2010

Coluna “Falando de Educação” - Ano II – Número 69 – 23 de Outubro de 2010

Tecnologia a serviço de Deus !

Por de Deus, tenham um blog!, disse recentemente o papa Bento XVI aos padres católicos, afirmando que eles devem aprender a usar novas formas de comunicação para espalhar as mensagens do evangelho. "Os padres são assim desafiados a proclamar o evangelho empregando as últimas gerações de recursos audiovisuais - imagens, vídeos, atributos animados, blogs, sites – que, juntamente com os meios tradicionais, podem abrir novas visões para o diálogo, evangelização e catequização", disse ele.

Em sua mensagem para a Igreja Católica no Dia Mundial da Comunicação, o Papa, 82 anos, conhecido por não amar computadores ou a internet, reconheceu que os padres devem aproveitar ao máximo o rico menu de opções oferecido pelas novas tecnologias. Os padres, disse ele, precisam responder aos desafios das mudanças culturais de hoje se quiserem chegar aos mais jovens. Mas Bento XVI alertou os padres de que não tentem tornarem-se estrelas da nova mídia. "Os padres no mundo das comunicações digitais devem ser mais chamativos pelos seus corações religiosos do que por seus talentos comunicativos", foi a sua mensagem.

No ano passado, um novo site do Vaticano, www.pope2you.net, foi lançado, oferecendo um novo aplicativo chamado "O Papa se encontra com você no Facebook", e outro permitindo acesso aos discursos e mensagens do Papa nos iPhones ou iPods dos fiéis. Bento XVI ainda escreve a maior parte de seus discursos à mão, em alemão, e seus ajudantes mais jovens ficam a cargo de colocá-los em conteúdo digital.

Os meios de comunicação de todo o mundo também estão anunciando a notícia de que o reverendo italiano Paulo Padrini desenvolveu um aplicativo para e-books que permitirá aos padres celebrar missas com o aparelho em vez do tradicional livro missal. Padrini, que é consultor do Conselho de Comunicação do Vaticano, disse que o aplicativo gratuito será lançado neste segundo semestre, em inglês, francês, espanhol, italiano e latim.

Dois anos atrás, Padrini criou o iBreviary, um aplicativo para iPhone que trazia o livro de orações diárias utilizado pelos sacerdotes. O reverendo disse que o aplicativo para iPad é similar, mas que trará o missal completo - contendo tudo que é dito e cantado durante as missas em todo ano litúrgico. Tudo isto faz parte de algumas tentativas que o papa Bento XVI tem feito para se aproximar dos jovens por meio das novas tecnologias.

O papa vem constantemente convidando a Igreja Católica a aderir às novas tecnologias, como a internet, mas adverte sempre sobre perigos existentes, como o controle das pessoas e o relativismo moral e intelectual. Bento XVI recebeu há algumas semanas em audiência cerca de 8 mil participantes do Congresso ‘Testemunhas digitais. Rostos e linguagens da era da crossmedia’. "Sem temores, temos de nos aventurar no mundo digital, de coração aberto e com a mesma paixão que há 2 mil anos conduzimos a barca da Igreja", disse o papa aos participantes à audiência. O Pontífice ressaltou que "os meios modernos estão há tempos inseridos em nossas vidas, através das comunidades eclesiásticas”.

Em seu discurso, acrescentou que a rede, que, em princípio, tem uma vocação "igualitária e pluralista", também "divide". O digital "separa os incluídos dos excluídos e soma-se às outras diferenças já existentes que afastam às nações, disse". Segundo ele, "aumentam também os perigos do controle, do relativismo intelectual e moral, que se reconhece na flexão do espírito crítico, na verdade reduzida ao jogo de opiniões, e nas múltiplas formas de degradação e humilhação da intimidade das pessoas".

Em seu discurso, o papa também indicou os meios que "podem se transformar em fatores de humanização, não só quando, graças ao desenvolvimento tecnológico, oferecem maior possibilidade de comunicação e de informação, mas quando se organizam para e orientados para a luz de uma imagem da pessoa e do bem comum que respeite aos princípios universais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário