Confira quais universidades utilizarão o novo ENEM
Dentre as 55 universidades federais do país, 26 optaram por utilizar a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), como parte do processo de seleção para ingresso no curso superior em 2010. Outras 7 descartaram o uso da nota do exame e 22 ainda estão em fase final de decisão. O próprio ministro da Educação, Fernando Haddad, considerou o resultado como “surpreendente", se mostrando satisfeito com a adesão das universidades federais ao novo modelo.
Das universidades que já confirmaram o uso do novo Enem, 14 decidiram abolir a prova do vestibular e trocá-la pelo novo exame. Outras 6 instituições de ensino optaram por eliminar apenas a primeira fase do vestibular. Nesses casos, o vestibulando será classificado para a segunda fase do processo seletivo de cada universidade a partir de seu desempenho na prova do MEC. Há ainda 3 federais que decidiram usar o Enem como um percentual da nota de sua seleção. Outras 3 confirmaram o uso do ENEM, mas ainda não divulgaram a maneira de aplicá-lo.
De acordo com a proposta do MEC, a prova do novo Enem será realizada em dois dias e terá 200 testes de múltipla escolha, quando serão avaliadas as áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação), ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, além de matemática e suas tecnologias.
As inscrições para participar do ENEM 2010 terminaram no último domingo, dia 19 de julho, e teve algo em torno de 4 milhões de candidatos inscritos. No momento em que se inscreveu, o estudante teve o direito de optar por cinco cursos e instituições e, de acordo com a nota, simular a posição no curso pretendido, em comparação com as notas dos demais concorrentes. No sistema unificado, os pesos das provas podem ser diferentes, caso a instituição queira.
A proposta do MEC prevê a aplicação do novo Enem nos dias 3 e 4 outubro e a divulgação das provas em 4 de dezembro. O resultado final, com a correção das redações, está sendo esperado para 8 de janeiro do próximo ano.
Resumindo a situação das principais universidades próximas a Lafaiete, Congonhas e Ouro Branco, temos:
1) UFV (Universidade Federal de Viçosa): Vai combinar o ENEM com a nota do vestibular tradicional e vai adotá-lo também para as vagas remanescentes.
2) UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rey): Parte das vagas serão usadas no sistema unificado. O ENEM poderá ser usado no primeiro dia de provas e servirá também para as vagas ociosas.
3) UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora): Quem fizer o ENEM poderá utilizar a nota na primeira fase. As outras duas fases continuam obrigatórias.
4) UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto): Vai substituir a primeira fase do Vestibular pelo ENEM.
5) UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais): não vai usar o novo ENEM. O Vestibular continua em sua forma tradicional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário