sábado, 26 de setembro de 2009

Coluna “Falando de Educação” - Ano I – Número 23 – 26 de Setembro de 2009

Você sabe o que é “Ensino Médio Inovador” ?

Trata-se de uma proposta do MEC para a reestruturação curricular do ensino médio. Estabelece uma matriz curricular baseada em quatro eixos do conhecimento: cultura, tecnologia, trabalho e ciência. As disciplinas devem ser dispostas de tal forma que haja um “diálogo” entre elas e os conteúdos devem ser trabalhados “transversalmente”.

A proposta se baseia na premissa de que a escola deve fazer sentido para o aluno, que, por sua vez, deve aprender com ela. Se ninguém aprende, ela não serve para nada. Parte da ideia de que a aula deve ser contextualizada, interdisciplinar e de acordo com a proposta pedagógica da escola.
O Ministério da Educação (MEC) pretende também aumentar a carga horária em 20%, mas este aumento teria como principal característica a escolha das disciplinas a serem estudadas neste tempo extra por parte dos próprios alunos. Além disso, há um esforço grande no sentido de reduzir a lacuna entre prática e teoria. É intenção do MEC sugerir às redes estaduais que adotem, a partir do ano que vem, as diretrizes do Ensino Médio Inovador.

Com estas modificações, os estudantes devem melhorar as notas no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), principalmente no momento atual em que ele passa por alterações significativas. O novo Enem contempla perguntas objetivas em quatro áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias. Cada grupo de testes será composto por 45 itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias. Tais alterações buscam transformar o exame em um documento passível de análise comparativa no tempo e de avaliação de conteúdo abordado diretamente o currículo do Ensino Médio.

As provas do ENEM estão marcadas para 03 e 04 de outubro e devem mobilizar milhares de estudantes em todo o Brasil. A grande maioria das universidades federais do país aderiu, de alguma forma, ao novo modelo do exame, sendo que boa parte delas usará as notas da prova como primeira etapa de seu processo seletivo.

O ENEM e o Ensino Médio Inovador constituem duas importantes propostas que devem reformar o ensino do país nos próximos anos. Trata-se de uma mudança radical, mas necessária, pois o jovem da atualidade, muito mais “antenado” com o mundo globalizado, tem características próprias e bem diferentes dos jovens do século passado. A escola, pois, não deve ficar presa a metodologias ultrapassadas e o ensino deve se adequar a esta nova realidade, deve se modernizar para se tornar atraente para estes brasileiros do século XXI.

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