As últimas notícias a respeito do ENEM
Esta semana ainda falaremos mais um pouco sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que vem trazendo sentimentos diferentes aos candidatos a uma vaga no ensino superior: primeiro, a esperança de que a prova abra as portas de uma faculdade, depois, a ansiedade de uma prova longa e cansativa e, por ultimo a frustração de mais um exame conturbado e cheio de falhas. Vejamos as informações mais recentes acerca do exame:
· Nova data das provas: O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) comunicou que as novas provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, para os alunos que foram prejudicados por erros de impressão nas provas realizadas no dia 6 de novembro passado, serão realizadas no próximo dia 15 de dezembro às 13h.
O instituto também informou ainda que segue o trabalho de análise das 116.626 atas dos locais de prova, com o objetivo de identificar os estudantes que, por algum motivo, não tenham substituído as provas com problemas de impressão. Foram identificados, até o momento, 2.817 estudantes, menos de 0,1% do total. Os alunos identificados serão comunicados pelos meios habituais (e-mail, sms, e telefone). Também receberão um novo cartão de confirmação de inscrição com o local onde devem se apresentar. Estes estudantes receberão declaração de comparecimento para justificar eventual ausência do ponto de trabalho após a prova.
· Confirmada a quebra de sigilo: O Ministério da Educação (MEC) afirmou que, segundo informações da Polícia Federal, o caso apurado em Juazeiro (BA), em que duas pessoas são indiciadas por violação de sigilo de um dos temas da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), está circunscrito a um estudante e o procedimento administrativo padrão é a eliminação do candidato do exame. A pena para este tipo de crime pode chegar a seis anos de reclusão.
De acordo com a PF, uma professora municipal da cidade de Remanso-BA, aplicadora da prova no Colégio Ruy Barbosa, teve acesso ao título de um texto cerca de duas horas antes do início das provas, durante abertura do caderno destinado a deficientes visuais. A professora teria passado a informação para seu marido, que pesquisou sobre o tema e ligou para o filho.
Mesmo após esse fato, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacional Anísio Teixeira (Inep) confirmou que a data de 15 de dezembro do novo Enem para os alunos que tiveram problemas de impressão com as provas amarelas está mantida. O Inep alegou que o sigilo do tema da redação foi mantido, uma vez que a professora indiciada pela Polícia Federal repassou o título de um dos textos motivadores (O que é o Trabalho Escravo). O tema da prova era "O Trabalho na Construção da Dignidade Humana". De acordo com o Inep, a elaboração do tema da redação é feita de forma que um simples olhar sobre o caderno de questões não seja suficiente para identificá-lo. "É preciso uma leitura atenta e acurada".
Nenhum comentário:
Postar um comentário