segunda-feira, 12 de julho de 2010

Coluna “Falando de Educação” - Ano II – Número 58 – 10 de Julho de 2010

Como funciona a Educação à Distância

Há algumas semanas estamos falando aqui em nossa coluna sobre Educação à Distância. Primeiro, mostrando ser a EAD uma excelente oportunidade para aqueles que não têm condições, sejam elas econômicas ou de transporte, de se deslocar até escolas, faculdades e universidades e que também possibilita a aprendizagem de um número maior de pessoas. Depois, destacamos mitos e verdades que envolvem o assunto e discutimos de forma mais conceitual sobre esta modalidade de ensino que permite que o aprendiz não esteja fisicamente presente em um ambiente formal de ensino-aprendizagem, assim como, permite também que faça seu auto-estudo em tempo distinto.

Para finalizar o tema, hoje destacamos a sistemática da EAD e as várias metodologias existentes de Educação à Distância. Por mais avançada que esteja a tecnologia e por mais virtualizada que esteja nossa sociedade, o ensino à distância por correspondência ainda sobrevive e forma milhares de alunos todos os anos. Fruto da primeira geração, o Instituto Universal Brasileiro, por exemplo, ainda existe até hoje e envia seu material de estudo pelo correio para seus alunos. Acompanhando a tendência tecnológica, possui um site na Internet onde o interessado pode verificar o conteúdo dos vários cursos oferecidos e fazer sua opção. Mas o curso propriamente dito é basicamente por correspondência, através de material impresso.

Outra modalidade existente oferece aos alunos o material de estudo em mídias de armazenamento de dados mais modernas como CD e DVD e propicia a eles a entrega de trabalho e provas através da Internet ou através de encontros presenciais. Uma outra modalidade, representada pelos Telecursos usa como recurso os programas radiofônicos e televisivos, vídeos e também material impresso.

Mais modernos são os ambientes interativos e as aulas transmitidas ao vivo por satélite. Nos cursos de pós-graduação oferecidos pela SIGMA Cursos & Concursos através do Sistema EADCON de ensino, por exemplo, há um misto destas tecnologias. O aluno que se matricula em um dos cursos oferecidos nas áreas de Educação e Administração faz um primeiro módulo de cinco disciplinas básicas na SIGMA, que duram aproximadamente cinco meses, assistindo a aulas que são transmitidas ao vivo dos estúdios da Faculdade Educacional da Lapa (FAEL), entidade que certifica todos os cursos, diretamente do Paraná. Após cada aula o aluno acessa o site com seu usuário e senha para pegar o conteúdo das aulas e verificar quais trabalhos estão sendo propostos. O aluno faz os trabalhos, discute com o tutor e os envia pela Internet para correção e nota.

Nos próximos sete meses de curso, o aluno tem mais flexibilidade para estudar o conteúdo específico, de acordo com o curso de pós-graduação escolhido, pois não precisa mais frequentar a escola para assistir a aulas ao vivo. Os materiais são todos disponibilizados na Internet e, neste ambiente, o aluno interage com o tutor da disciplina e com os demais alunos de curso, participando de chats e fóruns de discussão. Da mesma forma que a fase anterior, o aluno deve fazer os trabalhos nos prazos determinados e postá-los no site, de forma a ser realizado o processo de avaliação. Após estes doze meses de estudo, o aluno tem seis meses, no máximo, para entregar seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), de forma a obter sua aprovação e o seu diploma.

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